Um monte de sujeitos, com um monte de ideias, botando a boca no mundo e sendo seus próprios predicados.

terça-feira, 10 de março de 2009

World Naked Bike Ride

Primeiro post do blog. Grande responsabilidade.

O World Naked Bike Ride (Pedalada Pelada Mundial, numa tradução bem meia-boca) é um evento mundial que ocorre em mais de 30 cidades e envolve milhares de indivíduos, que busca a reocupação do espaço urbano pelas pessoas e a humanização das relações. Também é um protesto contra o consumismo desenfrado e a dependencia de combustíveis fósseis, a espetacularização do nu pela mídia e pela propaganda, o modelo de beleza vendido hoje em dia, o marasmo e zumbitismo nas relações sociais. Também é contra o uso do automóvel como meio de tranporte, em detrimento de veículos ecologica e socialmente sustentáveis, como a bicicleta e o transporte público.

Pode parecer que são muitos objetivos, e são mesmo. Por ser um movimento horizontal auto-organizado, sem líderes ou estatutos, cada um que aparece no evento aparece pelo motivo que acredita. E o pior é que dá certo. Ok, mas porque raios alguém ficaria nu em público que não fosse só pra chamar atenção? Bem, a WNBR prega uma nudez não-sexualizada e não-obscena, que busca lembrar de alguns princípios fundamentais: uma vida saudável com - e não contra - o meio ambiente, respeito à beleza natural e diversidade dos corpos humanos, e o estabelecimento de uma imagem positiva de si mesmo. Pode ter certeza que ninguém que vai lá tem um corpo perfeito, e ninguém dá a mínima pra isso. E se você ainda acha que isso é uma pouca-vergonha, que vão ter várias criancinhas e vovós escandalizadas em ver uma bunda, por favor, apareça por lá e observe. Todo mundo acha divertidíssimo, até o Kassab!

É o segundo ano que a cidade de São Paulo participa do evento. Se você quiser participar, é só aparecer na praça do ciclista, sábado agora (12/3/9), ao meio-dia. A praça do ciclista fica na Paulista do lado do metrô consolação. A nudez não é obrigatória, e você pode alugar bicicletas ali do lado.

Eu vou, vai ser divertido.

Um comentário:

Alice Agnelli disse...

primeiro post. grande responsabilidade. e a sua cara.

nossa, imagina o kassab sabadão/peladão lá na praça do ciclista?!

(se bem que o apoio dele se limita ao quanto o evento fortalece a economia da cidade e a quanta receita isso traz para a cidade. mas já é um começo! hahah)