Um monte de sujeitos, com um monte de ideias, botando a boca no mundo e sendo seus próprios predicados.

terça-feira, 17 de março de 2009

Propriedade

Aqui vou eu, meu primeiro post aqui no Sujeitos Predicados. O mesmo já postado no meu blog, deixarei até o mesmo título.


Finalmente eles conseguiram. Depois de muita briga e alguma, porém pouca, divulgação da mídia, a comunidade “Discografias” do orkut foi fechada. A comunidade disponibilizava links de álbuns completos para downloads.

Após muita pressão e ameaças da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) – entidade formada pelas grandes gravadoras, estúdios de cinema entre outros – a comunidade chegou ao seu fim no dia 15 de março.

Segundo a APCM, a comunidade violava direitos autorais ao disponibilizar gratuitamente os links. No texto de despedida, o dono na comunidade diz que “Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros”. O debate parece interminável.

De um lado temos as gravadoras, seus lucros menores, seus preços cada vez maiores e alegações de propriedade intelectual. Parece que o modo encontrado para fugir da crise pela qual estão passando nos últimos anos tem sido aumentar cada vez mais os preços de CDs e DVDs e assim tentar, de alguma maneira, compensar os lucros cada vez menores.

Do outro lado temos as pessoas, sim, pessoas que se recusam a pagar 40 reais por um CD e por isso acabam por recorrer à internet e materiais disponibilizados “ilegalmente”.

Que propriedade intelectual é esta que para se ouvir um punhado de músicas, tomando o preço de um CD como 40 reais, o cidadão precisa desembolsar aproximadamente 10% de um salário mínimo? Que propriedade é esta que o verdadeiro dono, o artista, não tem liberdade caso queira disponibilizar gratuitamente, já que quem comanda a distribuição e decide os preços são as gravadoras? E mais, que intelectualidade é esta que parece cada vez mais distante e inacessível a quem ela realmente deveria chegar?

2 comentários:

Fontes disse...

Acho incrível esse lance da pirataria.

Pensem bem: nós temos a tecnologia acessível para difundir cultura e arte para muito mais pessoas, por um preço bem menor e de forma bem mais democrática. Mas é proibido porque alguns engravatados não podem lucrar com isso.

E desculpem, mas o artista que deixar de fazer sua música (ou filme) porque está lucrando menos, nunca foi um artista em primeiro lugar.

Já planejava fazer um post sobre o assunto, agora preciso pensar em outra coisa.

Guima disse...

aqui tem música boa e gratuita: http://sambazul.blogspot.com

boa sorte com o blog, recém-nascido pelo que vejo, mas engatinhando sobre vias sólidas.
um abraço a todos